top of page

Monkeypox: passado, presente e futuro

Atualizado: 31 de out. de 2022


A infeção humana por vírus Monkeypox é uma zoonose, sendo o vírus endémico em diversos países Africanos desde 1970, havendo história de surtos nos últimos anos. O período de incubação é habitualmente de 6 a 13 dias, podendo variar entre 5 a 21 dias. A apresentação clínica é variável, sendo que a maioria dos casos têm uma apresentação com exantema, podendo existir outros sintomas como febre, astenia, mialgias, dorsalgia, adenomegalias e cefaleias. (OMS, 2022)


A transmissão de Monkeypox ocorre através de contacto das superfícies cutâneas com lesões, e também por via respiratória. Entre os fatores facilitadores de transmissão, incluem-se práticas sexuais como por exemplo sexo em grupo, múltiplos parceiros sexuais e/ou sexo ocasional, chemsex (Bourne, 2014) (utilização de substâncias com o objetivo de facilitar, prolongar e/ou intensificar a experiência sexual) imediatamente antes ou durante as práticas sexuais) e ser trabalhador/a sexual. (ECDC, 2022)


Figura 1. Partículas do vírus Monkeypox captadas por microscopia eletrónica de transmissão. Fonte: NIAID.


Desde o início do surto de Monkeypox em países não endémicos, um total de 17 202 casos foram confirmados nos 29 países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (EU/EEA), sendo os 5 países com maior número de casos confirmados os seguintes (dados de 25 de Agosto de 2022):

  • Espanha (6284)

  • Alemanha (3387)

  • França (2889)

  • Holanda (1136)

  • Portugal (810)

O primeiro caso neste grupo de países foi reportado em Itália, a 9 de Maio de 2022. A maioria dos casos são homens que têm sexo com homens (HSH) com idades entre os 18 e os 50 anos. (ECDC, 2022) Tal como noutros surtos, é importante apostar na deteção precoce, isolamento dos casos e identificação de contactos, e profilaxia pré e pós exposição.


Em Portugal, os primeiros casos atípicos de úlceras genitais foram identificados a 3 de maio de 2022, e os primeiros casos confirmados a 17 de maio de 2022. A orientação 004/2022, publicada a 31 de maio de 2022 e atualizada a 6 de Julho pela Direção-Geral da Saúde (DGS) detalha os procedimentos para abordagem dos casos de infeção humana por vírus Monkeypox, nomeadamente a definição de caso, a notificação, o diagnóstico, a prevenção da transmissão e as medidas de saúde pública.


Este surto também representa uma oportunidade para refletir sobre questões relativas à gestão dos mesmos, não só relacionadas com este surto em particular, mas pensando na resposta a surtos futuros. Gostaria de salientar os seguintes aspetos:


1. Colaboração com organizações comunitárias

As organizações comunitárias que desenvolvem o seu trabalho com foco em populações específicas (como é o caso dos HSH, que estão a ser desproporcionalmente afetados este surto de Monkeypox) são aliados importantes não só em todas as etapas de gestão do surto, mas também na sua deteção (ver sistemas de vigilância) e controlo, nomeadamente na profilaxia pré e pós exposição. Estas organizações conhecem as populações-alvo, têm conhecimento das estratégias e abordagens com maior probabilidade de sucesso, e quando prestam serviços clínicos, podem também contribuir para a deteção e gestão de casos e respetivos contactos. Assim sendo, é importante refletir sobre a necessidade de promover a colaboração contínua, de forma a desenvolver respostas adaptadas no futuro.


2. Sistemas de vigilância

É também importante refletir sobre os sistemas de vigilância, particularmente a vigilância sindrómica. Os profissionais dos serviços de saúde devem ter acesso a informação relativamente aos mecanismos de reporte e notificação, não só das doenças de notificação obrigatória, mas também de conjuntos de sintomas e apresentações clínicas que não se enquadram em doenças habitualmente diagnosticadas nesse contexto.


3. Comunicação em saúde

Para além dos aspetos já mencionados, é importante unir esforços para que a comunicação com a sociedade civil seja efetuada com celeridade, de forma clara e concisa e não discriminatória-o que apesenta muitos desafios. No caso específico de Monkeypox, é fulcral centrar a comunicação de risco em comportamentos (por exemplo, ter sexo com homens e identificar-se como homem) e não em orientação sexual, uma vez que nem sempre um homem que tem sexo com homens se identifica como sendo homossexual. Adicionalmente, devem ser veiculadas recomendações claras e realistas para evitar o risco de contágio, evitando tanto quanto possível julgamentos de valor ou proibicionismos, que no caso das infeções sexualmente transmissíveis são pouco eficazes..




Sofia Ribeiro

Médica de Saúde Pública






Referências

bottom of page