

Cursos Breves
Saúde Urbana
📅 Dia 29/10, 10h30-13h e 14h-17h
A saúde é moldada pelos lugares onde vivemos, trabalhamos e convivemos. Este curso breve explora a relação entre o ambiente urbano e a saúde pública, destacando os principais determinantes sociais e ambientais, bem como estratégias práticas para promover cidades mais saudáveis e equitativas.

Ângela Freitas
CEGOT - Universidade de Coimbra
Geógrafa, investigadora e doutoranda em geografia humana (saúde urbana) no CEGOT, Universidade de Coimbra, onde também leciona como professora assistente convidada. É ainda gestora de projetos europeus na área da saúde e inovação social na SHINE 2Europe. Participa/ou em projetos científicos relevantes como o GEOHEALTHS, EURO-HEALTHY e URBHEALTHS. Tem colaborado com municípios no desenvolvimento de estratégias municipais de saúde e com a RPMS no Atlas dos Municípios Saudáveis.

Emanuel Valpaços
Chief Operating and Medical Officer na CRITICAL CATALYST
Mestre em Medicina (Universidade do Porto, 2011) e Mestre em Saúde Pública (London School of Hygiene and Tropical Medicine, 2014). Especialista em Avaliação de Impacto em Saúde, desenvolve consultoria para projetos nacionais e internacionais nos sectores da energia, transportes, urbanismo, indústria e turismo. Desenvolve Planos e Estratégias Municipais de Saúde, promovendo a coordenação multissectorial e o desenvolvimento de ferramentas digitais de monitorização e avaliação.
Planos de Comunicação
📅 Dia 29/10, 10h30-13h e 14h-17h
Num contexto em que a comunicação é cada vez mais reconhecida como uma ferramenta estratégica na promoção da saúde e na gestão de crises, torna-se essencial que os profissionais de saúde pública dominem os princípios e práticas da comunicação eficaz. Este curso breve foi concebido para fornecer aos médicos de saúde pública competências práticas e diretamente aplicáveis ao planeamento, execução e avaliação de planos de comunicação em saúde.
_edited.png)
Ana Duarte Melo
CECS - Universidade do Minho
Doutorada em Ciências da Comunicação, é Vice-Presidente para a Comunicação do ICS da Universidade do Minho e integra o CECS. Liderou a equipa de apoio à DGS no Plano de Comunicação Estratégica do PNS2030 e publicou os Guias de Comunicação em Saúde: Boas Práticas e Áreas Especializadas. Levou a cabo múltiplas formações de comunicação em saúde em todo o país. Com uma carreira internacional reconhecida, prepara a próxima European Conference on Health Communication, set 2025, Braga."

Teresa Ruão
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho
Professora da Universidade do Minho, ocupando atualmente o cargo de Pró-Reitora para a Comunicação Institucional. Doutorou-se na UMinho na área das Ciências da Comunicação. Iniciou a carreira académica em 1995, tendo lecionado e investigado na área da Comunicação Organizacional e Estratégica, aplicada a diferentes contextos como Comunicação de Marca, da Saúde ou da Ciência. Publicou numerosos livros e artigos e foi oradora em várias conferências nacionais e internacionais.
Infeções Sexualmente Transmissíveis
📅 Dia 29/10, 10h30-13h e 14h-17h
Sessão formativa centrada nas Infeções Sexualmente Transmissíveis com uma abordagem comunitária, com foco em estratégias de intervenção das Unidades de Saúde Pública, educação para a sexualidade, respostas clínicas e articulação interinstitucional. Um curso breve com espaço para discussão e partilha de boas práticas entre colegas e exercícios de role play para treinar a comunicação com populações vulneráveis e combater o estigma.

Andreia Rodrigues Silva
Centro Integrado de Saúde Sexual do Porto
Médica de Família e Sexóloga, pós-graduada e mestre em Comunicação Clínica, com competência em Sexologia pela Ordem dos Médicos e Fellow do Comité Europeu de Medicina Sexual. Integra o Centro Integrado Saúde Sexual do Porto, é consultora do GESEX/APMGF e membro do corpo docente da Coordenação do Internato de MGF Zona Norte, no Curso de Comunicação em Consulta. Tem experiência em Medicina Sexual, na abordagem centrada na pessoa e na formação médica.

Vítor Cabral Veríssimo
Direção-Geral da Saúde, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Médico especialista em Saúde Pública, a exercer funções na Direção de Serviços de Informação e Análise - Divisão de Epidemiologia e Estatística da DGS. Coordenou o grupo técnico para as Infeções Sexualmente Transmissíveis da DGS, 2024-2025 e integra a equipa de alerta e resposta ao surto de Hepatite A e de mpox. Ponto Focal Nacional para o ECDC para as áreas da infeção pelo VIH, IST e Hepatites Virais.

Skills Building seminar
Skill-Up Captação de Recursos Financeiros
📅 Dia 29/10, 17h30-18h30
Seminário prático dirigido a Médicos de Saúde Pública, focado na capacitação para a identificação de oportunidades de financiamento e nos procedimentos necessários à candidatura a fundos para projetos de investigação e intervenção, com destaque para os programas europeus como o Horizonte Europa.

Isabel Carvalho Oliveira
Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB)
Desde 2020, trabalha na AICIB como Delegada e Ponto de Contacto Nacional para a Saúde no Programa Europeu de Investigação Horizonte Europa. É licenciada em Biologia-Genética e Douturada em Biologia Molecular. Possui estudos complementares em Bioética. Entre 2009 e 2020, foi Chefe do Gabinete de Apoio à Investigação do INSA e Secretária Executiva da Comissão de Ética em Saúde. Desde 2015, é perita em avaliação de ética do Conselho Europeu de Investigação (ERC).
%20(3).png)
Boas práticas
Consumos e dependências
📅 Dia 30/10, 9h30-10h30
Sessão dedicada à apresentação de práticas e intervenções eficazes na prevenção, gestão e mitigação dos consumos e comportamentos aditivos. Através da partilha de experiências de terreno, pretende-se promover a reflexão sobre abordagens inovadoras, integradas e humanizadas, que respondam aos desafios complexos desta área em saúde pública.

Teresa Leão
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto
Médica, doutorada em Saúde Pública. É Professora Auxiliar e investigadora na Universidade do Porto. Participou em diversos projetos, desde o projeto SILNE-R, estudando as políticas de controlo do tabagismo em sete países Europeus, e coordenou o projeto MERIT, estudando o impacto da parentalidade na carreira e bem-estar em vários países Europeus. Coordena o Lab Policies and Health do ITR. Coordena o Curso de Especialização de Saúde Pública no ISPUP.

João Vasco Santos
ULS Santo António, RISE-Health/Universidade do Porto
Médico de Saúde Pública na ULS Santo António, Economista da Saúde e Professor na FMUP. Na USP coordena as áreas de Planeamento, Investigação, Saúde Mental e Saúde Ocupacional, bem como o Grupo de Intervenção Comunitário Interinstitucional e o Eixo CAD do PMS Porto. É também investigador no RISE-Health, liderando projetos europeus em economia e sistemas de saúde, mas também Presidente da EUPHA Public Health Economics section. É ainda editor de várias revistas científicas.

Nelson Carvalho
Direção Regional da Saúde - Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências
Psicólogo Clínico e da Saúde, Diretor de Serviços da UCAD.
Saúde Ambiental e Ocupacional
📅 Dia 30/10, 9h30-10h30
Sessão interativa sobre Boas Práticas em Saúde Ocupacional e Ambiental, com partilha de experiências por parte de especialistas na matéria, seguida de trabalho em grupo segundo a metodologia de Grupo Nominal e apresentação final em formato pitch perante decisores políticos e institucionais.

André Arraia Gomes
Unidade de Saúde Pública Alto Alentejo
Médico especialista em Saúde Pública, é diretor do Departamento de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo. Coordena o Programa Regional de Saúde Ocupacional do Alentejo e o Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade do Alentejo. É orientador de formação em Saúde Pública. É autor e coautor de posters, comunicações orais, estudos epidemiológicos e capítulo de livro.

Emília Telo
Autoridade para as Condições do Trabalho, Coordenadora do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho
Doutora em Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, 2010. Mestre em Engenharia Biomédica pela FMUC, 1996 (na Área de Especialização em Radiação, Imagem e Processamento de Imagem). Licenciada em Bioquímica pela FCTUC, 1991. Higienista Industrial, 1993. Investigadora e docente em SST, membro de grupos de trabalho nacionais e europeus, com várias participações em Congressos Nacionais e Internacionais e várias publicações na área da SST.

Maria de Fátima Sousa
Unidade Local de Saúde Matosinhos
Licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e pós-graduada em Saúde Publica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Com mais de 20 anos de experiência profissional em Saúde Pública e em Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho. Exerce as funções como Técnica de Saúde Ambiental Especialista no Serviço de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e coordena a área funcional de Saúde Ambiental e Ocupacional. Interlocutora do risco e da qualidade, integra o Conselho Técnico da Unidade de Saúde Pública, o Grupo de Prevenção e Controlo da Legionella e a Comissão de Sustentabilidade da Unidade Local de Saúde de Matosinhos é ainda interlocutora local do sistema EVITA - Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes do INSA. Docente convidada da Unidade Curricular, "Vigilância sanitária da qualidade das águas das piscinas e águas balneares costeiras e interiores" do Curso de Especialização em Saúde Pública no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, desde 2022

Mesa redonda
Vigilância integrada de doenças vetoriais
📅 Dia 31/10, 10h-11h30
Sessão plenária dedicada à vigilância vetorial integrada, abordando estratégias interdisciplinares para a prevenção e controlo de doenças transmitidas por vetores, com foco na realidade portuguesa e europeia.

Antonios Michaelakis
Entomologist - Head Research Scientist Laboratory of Insects & Parasites of Medical Importanceat, Benaki Phytopathological Institute
AM has extensive experience in European research projects, serving as Project Manager for LIFE CONOPS, PEST PRACTICE, and Greek national initiatives. As Chief Technical Counterpart for the IAEA, he led the European pilot application of Sterile Insect Technique (SIT) against Aedes albopictus. He has conducted expert missions on Aedes surveillance and control, specializing in invasive species management and innovative vector control strategies.

Ana Mendes
Direção-Geral da Saúde
Assistente graduada de saúde pública, Chefe de Divisão de Epidemiologia e Estatística - DGS. Exerceu funções de Responsável da Área Funcional de Vigilância Epidemiológica e do Gabinete Regional de Crise COVID-19 no DSP da ARS Norte. Tem várias pós-graduações: Gestão da Saúde, Medicina do Viajante e Qualidade em Saúde. Atualmente integra o Grupo para a Prova Nacional de Acesso. Participou em várias outras formações, congressos e webinars e é co-autora de vários trabalhos científicos.

Yolanda Vaz
Direção Geral de Alimentação e Veterinária
Médica veterinária, mestre em saúde pública veterinária pela Universidade de Lisboa e doutorada em epidemiologia económica pela Universidade de Reading, Reino Unido. É professora associada da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e desempenha atualmente o cargo de diretora de serviços de Proteção Animal da DGAV. Neste âmbito coordena os planos sanitários e de resposta a contingências, com especial interesse na área das zoonoses, e na abordagem "Uma Só Saúde".

Manuel José Biscoito
Chefe da Divisão de Ciência da Câmara Municipal do Funchal
Biólogo com especialidade em ambiente. Conservador-chefe do Museu de História Natural do Funchal e Chefe da Divisão de Ciência da Câmara Municipal do Funchal. Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Conselho de Ação Climática da Ass. Rep. Responsável pelo primeiro programa de monitorização do mosquito Aedes aegypti na Madeira (2005) e coautor da Estratégia Municipal do Funchal face ao mosquito vetor de transmissão da dengue (2024-2025).
%20(3).png)
Plenárias
Hesitação vacinal
📅 Dia 31/10, 12h-13h
Esta sessão plenária aborda um dos maiores desafios contemporâneos da saúde pública - a hesitação vacinal. Esta sessão explora os novos desenvolvimentos vacinais, o conhecimento e a perpectiva nacional da vacinação e as recomendações práticas baseadas no projeto VAX-TRUST, dirigidas aos profissionais de saúde para reduzir este fenómeno.

Natália Pereira
Direção-Geral da Saúde
Chefe de Equipa da Unidade de Vacinas, Imunização e Produtos Biológicos, da Direção-Geral da Saúde. Assegura a Coordenação Nacional do Programa Nacional de Vacinação e de outras campanhas nacionais de vacinação e de imunização. Integra a rede europeia de NITAG, do ECDC. Assegura a Coordenação da Reserva Estratégica Nacional de Medicamentos e Dispositivos médicos. Autora de publicações com interesse científico. Mestrado e Especialização em Enfermagem Comunitária. Assistente Convidada ESEL.

Ana Patrícia Hilário
Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - Universidade de Évora
Professora Auxiliar na Universidade de Évora e Investigadora no CICS.NOVA.UÉvora. É membro da Task Force LGBT+ Inclusive Palliative & End-of-Life Care da Associação Europeia de Cuidados Paliativos e da rede CHARM. É co-coordenadora da Rede de Investigação em Sociologia da Saúde e da Medicina da Associação Europeia de Sociologia. Doutorou-se em Sociologia pela Royal Holloway, University of London, em 2015.
Populações de difícil acesso
📅 Dia 31/10, 14h15-15h
Esta sessão explora as desigualdades no acesso à saúde enfrentadas por populações estruturalmente marginalizadas. Serão apresentadas estratégias de intervenção e modelos colaborativos que promovem a inclusão, a equidade e o reforço do papel da saúde pública junto de grupos como migrantes, pessoas em situação de sem abrigo e comunidades ciganas.

Sara Letras
Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano
Médica Assistente Graduada de Saúde Pública na ULSLA, Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral. Responsável pela Coordenação Local de Vacinação e pelo Plano Local de Saúde. Desenvolveu ao longo da carreira trabalho intersectorial local no âmbito da promoção e proteção da Saúde Pública.

Vasco Malta
Organização Internacional para as Migrações em Portugal
Licenciado em Direito e LL.M. em Direito Europeu. Trabalha na área dos direitos humanos desde 2009, tendo exercido funções no ACM, na CICDR e na Agência dos Direitos Fundamentais da UE. Foi Adjunto do Alto Comissário e do Ministro da Administração Interna. Desde 2020 é Chefe de Missão da OIM em Portugal. Em 2024 foi agraciado com a Ordem do Rio Branco pelo Governo Brasileiro com o grau de Comendador.

Paulo Milheiro
Divisão de Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal do Funchal, Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira
Natural de Coimbra, Lic. Serviço em Social, Mestre em Saúde Pública e Doutor em Sociologia. Exerce funções de Chefe de Divisão de Saúde e Bem-Estar na Câmara Municipal do Funchal, Divisão ligada a Projetos e Ações Comunitárias nos domínios da Prevenção de Doença e Promoção da Saúde e Bem-Estar das Populações/Comunidades. Possui como áreas de interesse e de experiência profissional a Saúde/Doença Mental, a Proteção de Crianças e Jovens e a População em Situação de Sem Abrigo.
#CNMSP #MaravIlha
#SaúdePúblicaPT #Vamilhá
