Declaração da EUPHA avança 4 propostas para aumentar a proteção contra doenças evitáveis pela vacina

Atualizado: 12 de Out de 2019




Os inegáveis ganhos em saúde pública alcançados com os programas de vacinação até agora desenvolvidos nos vários países europeus estão em risco de progressivamente serem perdidos. O crescimento de grupos que deliberadamente difundem desinformação acerca da vacinação e a maior mobilidade dos cidadãos podem ser apontados como duas das principais causas desta realidade.


Assim, em linha com a recente recomendação do Conselho Europeu sobre o reforço da cooperação contra as doenças preveníveis por vacinação e antecipando a Agenda 2030 para a vacinação da OMS, a EUPHA declarou o seu apoio a iniciativas de âmbito europeu para reforçar os programas de vacinação dos Estados-membros, procurando-se, nomeadamente:


1) Implementar sistemas de informação que permitam o registo e atualização atempados do estado vacinal dos utentes e a criação de alertas para facilitar o cumprimento do esquema vacinal recomendado. Os sistemas implementados devem garantir a facilidade de acesso à informação acerca do estado vacinal dos cidadãos dentro e fora do país onde as vacinas foram administradas.


2) Otimizar a utilização dos dados disponíveis para identificação de grupos e comunidades vulneráveis, com menor acesso aos programas de vacinação, de modo a reduzir as desigualdades em saúde.


3) Capacitar os profissionais de saúde para a execução de programas de vacinação de qualidade e para o esclarecimento adequado de quaisquer dúvidas ou preocupações relativas à vacinação que possam surgir.


4) Fortalecer a confiança dos cidadãos nas vacinas, fazendo uso dos canais de comunicação para divulgar a importância e benefícios da vacinação, bem como para confrontar os responsáveis pela disseminação de desinformação acerca das vacinas.


A declaração foi divulgada 2 dias antes da Cimeira Mundial sobre Vacinação, organizada pela Comissão Europeia e pela Organização Mundial de Saúde, que teve lugar em Bruxelas no dia 12 de setembro.


Fontes:

https://eupha.org/repository/advocacy/Vaccination/EUPHA_statement_vaccination.pdf

https://pt.euronews.com/2019/09/12/vacinas-comissao-europeia-e-oms-combatem-desinformacao

0 visualização
CONTACTOS

Av. Almirante Gago Coutinho, 151

1749-084 Lisboa

geral@anmsp.pt

NEWSLETTER

Receba todas as novidades mais relevantes da ANMSP diretamente no seu email.

Subscreva a nossa newsletter aqui.

REDES SOCIAIS

Acompanhe a actividade da ANMSP no Facebook, Twitter e LinkedIN.

© Copyright 2020 DVB. All Rights Reserved.