A criação de Grupos de Trabalho na ANMSP resulta da necessidade de promover o debate e reflexão sobre temas estruturantes das condições de trabalho dos Médicos de Saúde Pública e da elaboração de propostas para promover o melhor funcionamento da Saúde Pública em Portugal. Pretende-se igualmente a criação de documentos técnicos, de boas práticas e baseados em evidência, com propostas de uniformização de procedimentos.
Os Grupos de Trabalho têm como objetivo a promoção de debate e da troca de informações e ideias, por forma a elaborar propostas para a resolução de problemas identificados. Salienta-se que os Grupos de Trabalho são de âmbito consultivo, produzindo documentação que pode ser adoptada como posição da ANMSP, mediante deliberação da Direcção.
A participação nos Grupos de Trabalho será realizada principalmente por via eletrónica e está limitada a associados.
Para mais informações consulte o Regulamento que rege os Grupos de Trabalho da ANMSP
Nesta fase inicial de implementação do projeto, a Direção da ANMSP considerou os seguintes temas como prioritários:
Sistemas de Informação em Saúde Pública
A evolução tecnológica a que assistimos na área da saúde pode proporcionar melhorias significativas para profissionais de saúde e cidadãos. Contudo, em Portugal, a Saúde Pública carece de um sistema de informação universal apropriado para a vertente populacional que o seu trabalho requer.
Este grupo de trabalho pretende apoiar a representação da ANMSP em reuniões destinadas ao desenvolvimento de um sistema de informação dedicado à Saúde Pública. Os objetivos correntes deste grupo de trabalho são:
-
Identificar principais necessidades para um sistema de informação em Saúde Pública;
-
Identificar plataformas relevantes para a consulta de dados em Saúde Pública;
-
Identificar principais dados e indicadores a disponibilizar no BI-CSP;
-
Identificar funções e áreas funcionais de acordo com caráter individual ou populacional.
Coordenador: Duarte Vital Brito
Organização dos Serviços de Saúde Pública
Coordenador: Hugo Esteves
Contratualização em Saúde Pública
O processo de contratualização dos CSP foi criado com o intuito de desenvolver uma cultura de gestão mais rigorosa, responsável e transparente, tendo por base as necessidades da população. Em 2013 iniciaram-se processos experimentais e pontuais de contratualização interna com as Unidades de Saúde Pública (USP), sendo publicada, em 2017 e pela primeira vez, a matriz multidimensional de contratualização das unidades.Em julho de 2019, contudo, permanecem dúvidas, problemas e desajustes no processo de contratualização das USP.
O Grupo de Trabalho da ANMSP dedicado à Contratualização em Saúde Pública terá como objetivos principais (mas não se esgotando nestes):
-
Discutir as potencialidades e limitações de um processo de contratualização das USP;
-
Reabrir a discussão dos Serviços Mínimos de Desempenho de uma USP, passíveis de serem alvo de um potencial processo de contratualização;
-
Desenvolver uma proposta de restruturação da matriz multidimensional de contratualização das USP;
-
Definir indicadores de desempenho das USP, ajustados à realidade atual.
Coordenadora: Sofia Rocha
Vacinação
A vacinação é uma das mais bem-sucedidas intervenções em Saúde Pública. Mas a revisão permanente das vacinas disponíveis, a sua inclusão no Programa Nacional de Vacinação ou a recomendação da sua administração são seguramente indispensáveis para esse sucesso.
Assim, o Grupo de Trabalho da Vacinação terá como objetivos:
-
Elaboração de recomendações sobre vacinas;
-
Elaboração de pareceres sobre novas vacinas;
-
Produzir conhecimento sobre doenças evitáveis pela vacinação, identificando também fatores que possam melhorar as taxas de cobertura vacinal.
Coordenador: Ricardo Mexia
Prevenção e Controlo do Tabagismo
Apesar dos esforços e das medidas de prevenção e controlo que vêm sendo adotadas desde a década de 80 do século passado, o tabagismo continua a ser um dos mais importantes fatores evitáveis de doença crónica e de mortalidade prematura.
Assim, o Grupo de Trabalho Prevenção e Controlo do Tabagismo terá como objectivo:
-
Elaboração de recomendações e pareceres técnicos sobre os produtos de tabaco e as políticas antitabágicas vigentes, de acordo com a melhor evidência científica disponível, de forma a contribuir para o controlo e prevenção do tabagismo em Portugal
Coordenadora: Ana Rita Filipe
Caso tenha sugestão de outro(s) tema(s) para Grupos de Trabalho, envie um email para geral@anmsp.pt.
Contamos consigo! Participe nesta iniciativa.