top of page

Comunicado sobre atuação dos médicos de Saúde Pública durante surto de COVID-19

Atualizado: 19 de ago. de 2020



O actual surto de COVID-19 é uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional, e a situação em Portugal sofreu uma evolução muito rápida na última semana. A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) reforça a necessidade do empenho de todos os Profissionais de Saúde no controlo do surto de COVID-19. De facto, é um esforço colectivo importante, e os Médicos de Saúde Pública (MSP) têm uma responsabilidade concreta. A mobilização dos MSP é notória e, portanto, devem estar focados nas tarefas de preparação da resposta, na identificação dos casos, e na vigilância activa dos múltiplos contactos próximos dos casos confirmados.


Nesse sentido saudamos a decisão da Senhora Diretora-Geral da Saúde em suspender as Juntas Médicas de Avaliação de Incapacidade, permitindo que os MSP desempenhem as tarefas de Prevenção da Doença e Protecção da Saúde dos Portugueses.


A ANMSP reitera a sua confiança em todos os Médicos de Saúde Pública, em especial os que desempenham as funções de Autoridade de Saúde, e coloca todos os seus meios ao dispor dos serviços de saúde e dos portugueses.

bottom of page