top of page

Apelo no combate às alterações climáticas - ANMSP/EUPHA

Atualizado: 12 de ago. de 2021



A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) e a Associação Europeia de Saúde Pública (EUPHA) juntam-se num inspirador apelo à mudança imediata e necessária dos sistemas de saúde para enfrentar as alterações climáticas, através de um Comunicado Conjunto.


Os sistemas de saúde estão atualmente sujeitos a uma enorme pressão (que a pandemia expôs particularmente) diretamente ou indiretamente devido às alterações climáticas, através da emergência ou reemergência de doenças, alteração de padrões ambientais e de morbilidade, fenómenos epizoóticos, entre outros; que comprovam a necessidade dos Sistemas se tornarem resilientes face a estes desafios presentes e com tendência de agravamento no futuro. Devem ainda tornar-se adaptáveis com vista a manterem sempre adequação para a proteção da saúde das populações.


Naquela que também é uma das prioridades da Presidência Portuguesa, é feito ainda um apelo direto a todos os associados desta grande família europeia de Saúde Pública para que sejam a mudança imediata no seu universo de ação e no seu dia-a-dia.


Climate change and healthcare 20-05-2021
.
Download • 210KB

bottom of page