ANMSP subscreve a “Declaração de Marselha: construir pontes para a solidariedade em Saúde Pública”




A ANMSP é uma das primeiras subscritoras da Declaração de Marselha, divulgada esta semana por ocasião do Congresso Europeu de Saúde Pública em Marselha.


A "Declaração de Marselha: construir pontes para a solidariedade em Saúde Pública" tem como pano de fundo a crise humanitária decorrente da entrada de migrantes na Europa e o desafio que dela adveio de reforçar a colaboração intersectorial para a promoção da saúde e bem-estar aos níveis global, nacional e local.


Nesse sentido, foram destacados dois elementos principais: 1) a necessidade de garantir que ninguém fica excluído das políticas de saúde e do acesso aos cuidados de saúde, nomeadamente os migrantes; 2) o objetivo de transformar o conhecimento em prática, promovendo o desenvolvimento de políticas de saúde baseadas em evidência que procurem ultrapassar quaisquer barreiras culturais ou linguísticas.


A Comunidade da Saúde Pública assume três compromissos específicos: 1) responsabilizar-se pelo apoio às políticas de migração; 2) reforçar a adesão aos valores da solidariedade através da Saúde em Todas as Políticas; e 3) atuar de modo firme no combate às desigualdades em saúde.

Espera-se, deste modo, que os decisores nacionais e internacionais intensifiquem esforços na construção de pontes para a solidariedade em Saúde Pública.




Fonte: The Marseille Statement: Building bridges for solidarity in public health


CONTACTOS

Av. Almirante Gago Coutinho, 151

1749-084 Lisboa

geral@anmsp.pt

NEWSLETTER

Receba todas as novidades mais relevantes da ANMSP diretamente no seu email.

Subscreva a nossa newsletter aqui.

REDES SOCIAIS

Acompanhe a actividade da ANMSP no Facebook, Twitter e LinkedIN.

© Copyright 2020 DVB. All Rights Reserved.