top of page

InSPira 2019 | "Estou mesmo mais InSPirada!"

Atualizado: 22 de mar.


InSPira 2019 | "Estou mesmo mais InSPirada!"

No passado dia 5 de Abril decorreu a primeira edição de um projeto há muito idealizado no seio da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública: o InSPira - Introdução à Saúde Pública.

Durante o evento vários médicos de Saúde Pública tiveram oportunidade de clarificar o trabalho desenvolvido na sua carreira, em funções e instituições diversas, desde o âmbito local como as Unidades de Saúde Pública, até experiências internacionais, como a Public Health England ou o envolvimento na Global Outbreak Alert and Response Network - consulte o programa final aqui.

Este pretendia ser um "momento de partilha de experiências e conhecimentos entre os Médicos de Saúde Pública que exercem a sua atividade em diferentes níveis e entidades do Sistema de Saúde e os médicos internos que agora iniciam a sua formação específica em Saúde Pública" e aproveitámos para falar com alguns dos colegas que estiveram presentes.

 

Passei um dia excelente no InSPira com a companhia da família que é a Saúde Pública Portuguesa. Num ambiente descontraído e familiar, tivemos a oportunidade de ouvir médicos de saúde pública contar as suas experiências profissionais e pessoais nas mais variadas áreas. Aprendemos sobre os diferentes papeis do médico de saúde pública a nível local, regional e nacional; ouvimos os testemunhos de colegas que trabalham não só nas Unidades de Saúde Pública do SNS mas também noutras instituições como o INSA, IPO, SICAD e IPST; ficamos a conhecer outras realidades graças aos colegas que partilharam as suas experiências a nível internacional; revimos em conjunto as vitórias da Saúde Pública até ao momento e os desafios que nos esperam no futuro ; e, aquilo que para mim foi mais importante: partilhamos os intervalos, o almoço e o jantar num ambiente informal que nos permitiu conhecer-nos melhor.

Como interno do 1º ano, senti-me privilegiado de poder partilhar o dia com colegas internos e especialistas de todo o país e das diferentes gerações, senti que faço parte de uma equipa que trabalha em conjunto para prevenir a doença e promover e proteger a saúde dos portugueses, e acima de tudo senti-me verdadeiramente InSPirado para me dedicar a essa missão e continuar o bom trabalho que tem sido feito até agora.

Fico muito agradecido a todos os colegas e à ANMSP e considero que esta primeira edição do evento foi um sucesso e que foi extremamente valioso, sobretudo para os internos mais jovens, que estamos ainda a descobrir os caminhos que podemos fazer no mundo da saúde pública. Conto com voltar a participar no próximo ano para dar as boas vindas e ajudar a inspirar a próxima geração de internos de saúde pública!

Juan José Rachadell Unidade de Saúde Pública do ACeS Lisboa Ocidental e Oeiras

 

Há umas semanas recebi um e-mail com o programa provisório do InSPira. Li que a ANMSP pretendia com este evento partilha de experiências, união, diálogo e reflexão, e tudo isto pareceu-me demasiado abstrato e pouco aliciante. Passado uns dias, quando recebi o programa final com os nomes dos palestrantes e os temas específicos, pensei “Espera lá, se calhar estou enganada e isto até vai ser interessante”.

E, de facto, superou as minhas melhores expectativas. A organização dos temas foi bastante transversal: desde o que se faz a nível local e regional, as experiências no estrangeiro, o trabalho nas instituições de saúde e de ensino. Possibilitou perceber que é real que as nossas funções enquanto médicos de saúde pública vão para além das mais conhecidas tarefas de saúde comunitária e de autoridade de saúde, com participação ativa em políticas que mudaram a história da saúde e da doença em Portugal. Estas pessoas estiveram ali a falar para nós, a contar uma história real, a contar as suas experiências e percursos académicos e profissionais.

Já tinha tido esta sensação de satisfação e bem-estar, quando no ano passado fui à European Public Health Conference e os portugueses uniram-se todos num jantar fantástico: médicos, internos e especialistas, investigadores e professores, do norte, do centro e do sul, e conversamos descomplexadamente e partilhámos ideias e objetivos; no congresso, assistíamos às apresentações uns dos outros com o entusiamo de ver a nossa equipa vencer.

Este tipo de eventos faz todo o sentido, mas só se forem organizados com esta vontade de melhorar, de ajudar a crescer e a sermos todos bons e contribuirmos mutuamente para o sucesso coletivo. Não basta ter ideias, é preciso pô-las em prática, é preciso falar, contar, ouvir o “isso é muito bom” ou “eu não iria por aí”. Ouvir-se as histórias de quem passou pelo terreno, perceber-se que esta carreira não será feita sempre com vitórias e que não nos podemos deixar vencer pela inércia do mais fácil.

Se calhar estou a ser um pouco lamechas, mas foi por este espírito de equipa que vim para a Saúde Pública. E por mais metafórico que pareça, estou mesmo mais InSPirada!

Adriana Gaspar da Rocha Unidade de Saúde Pública do ACeS Baixo Mondego

 

Esperamos ter ido ao encontro das expectativas de todos os presentes e ainda durante este ano iremos trabalhar para que a próxima edição também seja um sucesso.

bottom of page