Comunicado - Greve Nacional dos Médicos

A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) torna pública a sua solidariedade com a Greve Nacional dos Médicos, convocada para os dias 10 e 11 de Maio de 2017 pelas duas organizações sindicais - Federação Nacional dos Médicos e Sindicato Independente dos Médicos.

A ANMSP saúda a inclusão no caderno reivindicativo dos sindicatos de matérias que carecem de urgente resolução para os Médicos de Saúde Pública, designadamente o suplemento remuneratório devido ao exercício das funções de Autoridade de Saúde (previsto na Lei, mas que nunca foi pago) e também a extensão da disponibilidade permanente para todos os Médicos de Saúde Pública, para desempenharem funções que as recentes ameaças à saúde pública tornaram bem visíveis.

Um país que abdica de ter Autoridades de Saúde devidamente enquadradas prescinde da defesa da Saúde Pública em nome do Estado e das populações.

A ANMSP apela ainda à compreensão dos cidadãos para os motivos da greve, exortando o Governo a concretizar as soluções a estes e outros problemas, já longamente expostos na via negocial com o Ministério de Saúde. A bem do Serviço do Nacional de Saúde e do interesse público, chegou o momento de dar uma resposta cabal e atempada a estas necessidades.

A ANMSP continua e continuará disponível e empenhada em encontrar soluções que dignifiquem o trabalho dos Médicos de Saúde Pública, e a contribuir para a vida saudável dos portugueses.

A Direcção da ANMSP